Ressuscite sua tv antiga

 Com o advento das smart tvs hoje, facilitando o acesso ao youtube, netflix, amazon prime e outros streamings de vídeos, tornou-se defasado ter uma tv somente para assistir tv aberta e no máximo tv a cabo. Algumas tvs de led mais antigas até vem com sistemas básicos para rodar youtube, netflix e outras funções mais defasadas ou desatualizadas, isso quando não chegam a ponto de nem o netflix funcionar mais, te forçando a comprar uma tv mais nova somente devido a função smart. O que fazer nesses casos em que você gostaria de obter uma função smart ou mesmo atualizar a de sua tv antiga, mas sem condições de comprar uma tv nova, mesmo porque a sua funciona muito bem ainda. Ai surge os Set Top Box, alguns modelos são conhecidos vindo da china com uma versão do android e são muito difundidos para utilização em IPTV, ou seja, assistir tv pela internet, porém, esses aparelhos de um tempo para cá estão sendo apreendidos pela receita federal exatamente devido a essa facilidade e por serem aparelhos sem autorização da Anatel para funcionar no brasil. Então entramos nos aparelhos autorizados pela Anatel e com um preço atrativo para transforma sua tv em smart.

1 - Google Chromecast

Precursor dos aparelhos set top box e TV stick, o Chromecast funciona como intermediário entre a tv com entrada HDMI e seu celular para exibição de vídeos no youtube, jogos e streamings de vídeo, tornando seu celular uma espécie de controle do aparelho. de certa forma isso se torna uma desvantagem pois você fica preso ao celular para qualquer operação no aparelho e o preço não difere tanto em relação aos aparelho com controle remoto, tanto que após 3 versões lançadas a Google lançou a 4ªa versão com controle remoto e um novo sistema operacional, o Google TV em substituição ao Android TV. Não há previsão de lançamento da nova versão no Brasil.


2 - Amazon Fire TV Stick Lite

Lançado pela gigante do comercio eletrônico, com ele você acessa não somente o seu próprio Streaming, o Amazon prime video, como também outros streamings mais conhecidos e outros aplicativo em sua loja de apps própria, pois o aparelho utiliza o Fire OS, baseado no android, portanto o funcionamento de alguns streamings fica a cargo da própria Amazon decidir se os lança ou não para seu aparelho, fazendo com o acesso a alguns streamings seja realizado com "gambiarras". Um ponto interessante dessa versão é a função de comando de voz onde você faz buscas e solicitações com a própria voz a partir do comando Alexa no controle remoto, muito comum nos aparelhos Echo da empresa.


3 - Roku Express
O aparelho da Roku funciona de uma forma diferente, o mesmo faz a busca do filme ou serie que você deseja assistir e indica em quais streamings está passando, cabendo ao usuário escolher a melhor plataforma ou utilizar a que já esteja inscrito. O mesmo utiliza o Roku OS, baseado no android e tal qual o aparelho da amazon, fica restrito a decisão da roku se lança ou atualiza o seu aparelho com novos streamings lançados. O controle não tem função de comando de voz e vem com 4 botões de atalho rápido para alguns streamings. Outra função muito interessante é a utilização do seu celular como fone de ouvido sem fio, mas tal qual o Chromecast, você acaba ocupando seu celular durante o uso.
 
4 - Xiaomi Mi Tv Stick
A grande vantagem do Xiaomi mi tv stick é a utilização do Android TV, onde fica com mais opções de apps e jogos que podem ser jogados através de um joystick com conexão bluetooth e opções de atualizações junto a Google. Ligado na porta HDMI e utilizando USB da própria tv para alimentação elétrica, ele até vem com fonte a parte fazendo com o aparelho seja ligado na tomada. Ele vem com comando de voz, podendo fazer buscas em geral, solicitar algo específico como um vídeo no youtube e até utilizar o google home caso tenha algum item configurado. Uma desvantagem é que o mesmo suporta até imagens Full HD, não sendo possível assistir vídeos em 4K, porem como o intuito é ressuscitar tvs mais antigas, ele vem bem a calhar.

5 - Intelbras Izy Play

Esse aparelho lembra os aparelho tv box oriundo da China, porem esse é da empresa brasileira Intelbras. Outro detalhe importante é o sistema Android TV, mais intuitivo que a versão do android que vem nos smart box chinesas mais antigas, onde o comando de voz funciona normalmente também. Ele vem com entradas USB para conexão de joysticks e pendrives com conteúdo em imagem e vídeo, porém a grande promessa desse aparelho é a saída A/V permitindo liga-lo até em TVs antigas de tubo, que não vem com entrada HDMI, porem não espere imagens e som espetaculares devido a baixa resolução desses televisores. A desvantagem dele seria seu preço bem mais alto, chegando a 200 reais a mais em relação aos outros aparelhos conforme promoções na internet, devido ao seu formato e funcionalidades.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seja Bem-vindo

O lado obscuro da high tech na era do neoliberalismo: seu impacto no meio ambiente

Saiba como descartar eletrônicos sem prejudicar o meio ambiente