Celulares reciclados abrem novos mercados

Com o número de celulares ultrapassando a marca de 2 bilhões no mundo todo, os aparelhos reciclados têm tido um papel importante na expansão da comunicação móvel em países pobres, onde as linhas normais podem ser custosas demais ou inacessíveis.

Com sede em Michigan, nos Estados Unidos, a companhia ReCellular Inc. recebe cerca de 75,000 celulares usados por semana, a maioria arrecadada em fundos de caridade, e reaproveita as peças para vendê-las ao redor do mundo.

"O fato de poder combinar um negócio lucrativo com um serviço de utilidade pública é uma relação de duplo ganho," disse o Vice Presidente da empresa, Mike Newman.

Em 1991, quando a Recellular foi fundada, havia 16 milhões de pessoas com celulares no mundo, em 2005, essa cifra já havia crescido para mais de dois bilhões, quase o dobro de linhas de telefonia comum. Naquela época, a empresa lidava com poucas centenas de aparelhos por mês.

Os telefones são, em boa parte, doados em boas condições e funcionais, já que os americanos trocam de telefone por modelos mais novos com freqüência, em média a cada 18 meses. Cerca de 60% dos aparelhos que chegam à empresa são reutilizáveis, o resto tem suas partes aproveitadas ou é vendido como lixo.

Hoje, cerca de 80% dos habitantes do planeta moram em regiões com cobertura de telefones celulares.

Fonte:
InfomediaTV

Comentários

Giovanna Maciel disse…
Estou fazendo um trabalho escolar, cujo tema é lixo eletrônico.
Me interessei bastante pelo blo e gostaria de saber mais sobre o assunto.
Principalmente sobre o que se faz de computadores, como as peças são recicladas, o que viram e coisas assim.

Por favor, preciso dessas informações o mais rápido possivel.

Se puder me ajudar ficarei muito grata!

Obrigada pela Atenção.
Giovanna Maciel disse…
Se preferir me mandar as informações por e-mail, fique a vontade:
gio.maciel@uol.com.br

Mais uma vez obrigada!
Lucilo disse…
ola gio...

infelizmente esse tipo de informação que vc precisa não tenho, pois tambem tive essa dificuldade quando fiz meu trabalho.. o q pode fazer é procurar por cada post aqui do blog atras dessas informações.. ou ate mesmo no site das empresas do novo post que coloquei.. tem tb o meu trabalho de tcc que está a disposição para download no primeiro post do blog... ve se ajuda em alguma coisa...

grato pela visita...

Lucilo
Giovanna Maciel disse…
Obrigada por me ajudar Lucilo!
Você está de parabéns pelo Blog, é muito importante que as pessoas saibam sobre o lixo tecnológico e o seu destino.

Dá uma passadinha no meu blog e me diz o que acha!

Grata

Giovanna
Giovanna Maciel disse…
ops:
http://duvidanaescola.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Seja Bem-vindo

O lado obscuro da high tech na era do neoliberalismo: seu impacto no meio ambiente