O blog Lixo tecnologico em uma matéria do jornal A tribuna

O blog Lixo tecnologico atraves de seu autor que vos fala teve uma participação em uma matéria do jornal "A Tribuna" da cidade de Santos atraves da reportagem de Andrea Rifer. Segue abaixo a transcrição da matéria e a entrevista com o autor do blog.

Sábado, 12 de Julho de 2008
Lixo tecnológico ameaça natureza

ANDREA RIFER

Setenta e oito milhões de aparelhos celulares, mais de 11 milhões de computadores e quase 4 milhões de notebooks devem ser produzidos até o final deste ano. A estimativa referente à indústria nacional é da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Isso sem falar dos aparelhos de DVD, televisores, impressoras, MP3, máquinas fotográficas e tantos outros produtos gerados pelo progresso, resultado principalmente da disseminação da tecnologia da informação e da economia aquecida.

Até aqui, tudo bem. O problema é o destino final desses equipamentos. Com uma produção acelerada, os aparelhos ficam obsoletos em pouco tempo e são trocados com facilidade. Isso, associado à falta de uma política de administração desses resíduos, tem resultado em milhares de toneladas do chamado lixo tecnológico.

Carregado de produtos químicos e metais pesados, como chumbo e mercúrio, por exemplo, esse material pode gerar doenças, contaminar o lençol freático e expor ainda mais o meio ambiente e a população a situações de risco.

Outro agravante é a falta de legislação. Enquanto a indústria de produção de aparelhos eletrônicos já vive a realidade do século 21, a lei do País está muito atrasada. Segundo o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), não há legislação específica para o tema.

Pelo Brasil o que se vê são algumas iniciativas isoladas, seja de produtores, ONGs ou até mesmo de alguns estados, como o Paraná, que criou lei recentemente. Em São Paulo, por exemplo, a Lei 12.300/2006 (que criou a Política Estadual de Resíduos Sólidos do Estado), sequer menicona ou classifica o lixo tecnológico.

Para o deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a situação é alarmante e precisa ser solucionada com política pública que determine regras para o setor. Por isso, o parlamentar apresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa que pode ser votado ainda neste ano.

A proposta, que quer tornar a reciclagem do lixo tecnológico obrigatória, já passou pelas comissões de Constituição e Justiça, Meio Ambiente e Finanças e Orçamento. No entanto, antes de ser votada, vai passar por audiência pública, que deve acontecer em Santos, no mês de setembro.

Pelo projeto, fabricantes, comerciantes e importadores de produtos e componentes eletro-eletrônicos serão obrigados a dar destinação ambientalmente adequada aos materiais considerados lixo tecnológico. O objetivo é assegurar a reciclagem ou reutilização total ou parcial do material descartado.

Neutralização

Na impossibilidade de reaproveitamento será exigida a neutralização desse lixo (os resíduos devem ter descarte adequado). O descumprimento da lei implicará em sanções que variam desde advertências à multa diária de 1.000 Unidades Fiscais do Estado, o que corresponde a R$ 14.880,00.

Se o projeto for aprovado, os produtos vendidos no Estado deverão indicar na embalagem ou rótulo informações de orientação ao consumidor, como endereço e telefone dos postos de entrega do lixo tecnológico. Também deve ser destacada a existência de metais pesados ou substâncias tóxicas na composição do material fabricado.

DICAS DO COMITÊ PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMÁTICA

Doe
Em caso de mudança de equipamento, destine o antigo para quem vá usá-lo ou para instituições sociais que trabalham com inclusão digital. No Brasil, 55% da população acima dos 10 anos jamais acessou um computador. O que se tornou inútil para você pode fazer diferença para milhões de pessoas.

Informe-se
Procure saber se o fabrincante do computador ou outro eletrônico que você deseja comprar possui alguma certificação da série ISO 14.000. Isso indica que a empresa tem um sistema de gestão ambiental, garantindo a responsabilidade ambiental de seus produtos e serviços.

Economize
Sempre que se ausentar de casa ou não for usar o computador, mantenha-o desligado. E reduza a impressão sempre que puder, evitando gastos de tinta e papel. Lixo tecnológico, preservação ambiental e eficiência energética tornaram-se questões indissociáveis.

Mobilize
Ajude a disseminar os benefícios do consumo equilibrado e do descarte apropriado para qualidade de vida e do meio ambiente. Afinal, o que você retira de sua casa ou do seu escritório e joga fora não desaparece, apenas muda de lugar prejudicando a todos, num efeito cascata.

Projeto da Cetesb visa equacionar problema

Outra iniciativa do Estado surgiu de um projeto da Cetesb. O TI—Verde pretende apontar o caminho ambientalmente correto para se equacionar o problema, promovendo o desenvolvimento da indústria de reciclagem desse material, incentivando o reuso de equipamentos que vise aumentar seu tempo de vida, promovendo a inclusão digital e evitando a contaminação ambiental e o risco à saúde pública.

Segundo o gerente do setor de suporte tecnológico da Cetesb, Antonio de Castro Bruni, que trabalhou na idealização da proposta, o TI—Verde já conta com um projeto-piloto em andamento que destinou 640 microcomputadores obsoletos para as atividades da empresa para reuso, através do repasse ao Fundo Social de Solidariedade, e para reciclagem por empresas licenciadas pela Cetesb.

O TI-Verde pretende criar parceria com os Correios e empresas recicladoras visando viabilizar as coletas dos microcomputadores e aparelhos de telefonia celular da população em geral.

Agentes

Bruni explicou que a idéia é envolver vários agentes (população, empresas recicladoras, ONGs, produtores), nessa ‘‘preocupação com o clico de vida total dos produtos’’, assim todos ganham, principalmente o meio ambiente. ‘‘A linha que a gente quer é ter um projeto sustentável’’. Para ele, qualquer tentativa de jogar o ônus do lixo eletrônico apenas sobre o produtor vai provocar desequilíbrio, sem resolver o problema.

Os primeiros resultados do projeto estão sendo colhidos através de reconhecimento. O TI-Verde recebeu o primeiro prêmio no 11º Congresso de Informática Pública na categoria Execelência em Inovação na Gestão Pública 2008, e o prêmio Destaque do Ano - Professor Francisco Romeu Landi, concedido pelo Comitê Gestor de Internet do Brasil, garantindo o direito de apresentar a proposta em evento sobre inovação tecnológica que ocorrerá em setembro, na cidade de Turim, na Itália.

‘‘Infelizmente não há uma preocupação de fato”

ENTREVISTA - Lucilo de Rizzo - Técnico de informática

O principal espaço de discussão sobre a questão do lixo tecnológico atualmente é a internet. Na web é possível encontrar muita informação sobre o tema. Além de sites de instituições que se dedicam a conscientizar as pessoas, há também iniciativas pessoais transformadas em blogs, como é o caso de Lucilo Rizzo, que criou o endereço www.lixotecnologico.blogspot.com

O seu trabalho influenciou no conteúdo do blog?
Sim, afinal é a partir da manutenção do micro tanto em hardware quanto em software que se consegue mantê-lo funcionando corretamente o maior tempo possível antes de descartá-lo, seja por defasagem, seja por custo demasiado para sua manutenção.

Como surgiu a idéia de fazer um blog sobre o lixo tecnológico?
Tudo começou em 2002 quando entrei na Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo e fui alocado na secretaria de serviços e obras para trabalhar em uma usina de reciclagem de lixo. No início de 2003 entrei na Fatec Mauá e já no primeiro semestre foi solicitado qual seria o tema para o TCC de final de curso. Achei que seria legal juntar os dois temas (informática e reciclagem) em um trabalho. Decidi que o tema seria a utilização dos 3 Rs ambientais (reduzir, reaproveitar e reciclar) em computadores. Na pesquisa, reparei que tinha muita coisa sobre o problema do lixo tecnológico na internet, mas nada organizado em um site, por exemplo. Então criei esse blog para juntar tudo que se refere ao problema e à solução do lixo tecnológico.

Pelas pessoas que visitam o blog você seria capaz de dizer se já há uma corrente no País preocupada com essa questão?
Apesar do blog já ter mais de 16 mil visitas, ele não tem muita participação direta do pessoal. Então, se pode dizer que seria um interesse aqui e ali. Com exceção do Greenpeace, que sempre lutou por causas ambientais e de alguma instituição ou outra que faz inclusão digital a partir do reaproveitamento de micros antigos, infelizmente não há nada que demonstre preocupação de fato com essa questão.


Grato a Andrea Rifer pela oportunidade e parabens pela reportagem e iniciativa

Comentários

Unknown disse…
Prezados Andrea e Lucilo, encontrei essa matéria quando pesquisava na internet orientações para descartar um aparelho de DVD que tenho em casa há meses sem uso. Meu marido enviou um e-mail pra fabricante (LG) há semanas e não obteve resposta. Continuo sem saber o que fazer com o aparelho velho...
Anônimo disse…
Realmente, se vc for ver os manuais dos aparelhos mais recentes da lg eles recomendam a destinação em recicladores especializados em eletronicos, mas ai tem uma certa dificuldade hoje em encontrar tal local. Façamos assim, se o aparelho ainda funciona porque não tenta aqui? www.andreluiz.org.br , eles aceitam doações e ainda tem a possibilidade de retirar na sua casa. boa sorte.
Anônimo disse…
Boa tarde!
Estou fazendo uma pesquisa sobre lixo tecnológico e achei muito interessante esse blog. Gostaria de obter mais informação sobre como é feito a reciclagem do lixo, se já existem formas de separar os materiais que o constitue em nosso país. Ao ler um artigo sobre o assunto, vi que existem formas de separar esses materiais, e que tais formas estão sendo utilizadas de forma incorreta por crianças de países pouco desenvolvidos. Gostaria de contar com sua colaboração sobre o assunto. Meu email é milena_bmoraes@hotmail.com , se tiver algo que possa me ajudar mande pra mim por email por favor.

Desde já agradeço,
Milena Barros de Moraes
Andrea Rifer disse…
Obrigada a vc por emprestar seu conhecimento e experiência ao meu texto jornalístico.

Abçs
Andrea Rifer
Beatriz Mattos. disse…
oiie
estou fazendo um trabalho sobre os danos que o lixo tecnológico pode causar !
gostaria que vcs postassem isso no blog !
obrigada !
parabéns o blog está ótimo !
só falta isso mesmo !
Beatriz Mattos. disse…
mande para meu email se tiver !
ana.beatriz.mattus@hotmail.com
Anônimo disse…
Cara Ana Beatriz.

no primeiro post do blog está disponivel para download o meu trabalho de tcc a qual fala também sobre lixo tecnologico, nele há as informações que voce precisa sobre os danos que o lixo tecnologico causam tanto ao meio ambiente quanto à saúde do ser humano.

abraços
Anônimo disse…
Caros Andrea e Lucilo,

Para-bens pela iniciativa de lixotecnologico.blogspot.com!!

Represento a Projeto CE-WASTE, uma iniciativa para contribuir a
melhoramento da gestão de resíduos tecnológicos no Estado do Ceara
e no Brasil em geral.

O projeto "Estabelecer uma estratégia para a gestão de resíduos
tecnológicos no Estado do Ceará" (Projeto CE-WASTE) é um projeto de
pesquisa de seis meses, executado em parceria com a Fundação
Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (FADURPE) e conta
com financiamento do Banco do Nordeste do Brasil.

O objetivo geral do Projeto CE-WASTE é:
Realizar um diagnóstico integral para estabelecer a magnitude da
problemática da geração e da gestão dos resíduos de componentes e
equipamentos eletroeletrônicos, e propor estratégias integradas e
sustentáveis ao Estado do Ceará, indicando técnicas e ações para a
sua gestão.

O projeto tem previsto como resultados esperados apresentar a
magnitude da problemática da geração e gestão dos resíduos de
componentes e equipamentos eletroeletrônicos no Estado do Ceará,
que inclui identificar e caracterizar:
. Principais detentores de resíduos eletroeletrônicos;
. Ciclo de resíduos de componentes e equipamentos eletroeletrônicos;
. O estado atual dos aspectos de sustentabilidade na gestão dos
resíduos de componentes e equipamentos eletroeletrônicos.

O estudo visa também, identificar as condições necessárias para
iniciar um processo de desenho formulação de estratégia para o
gerenciamento dos resíduos de componentes e equipamentos
eletroeletrônicos para o Estado do Ceará.

Para mais informação também
é possível visitar o site www.ce-waste.net

Espero poder entrar em contato em breve para trocar idéias sobre o tema.

Atenciosamente,

Jeroen IJgosse

Jeroen IJgosse
Consultor Sênior em gestão dos resíduos
Projeto CE-WASTE

ce-waste@ce-waste.net
ijgosse@gmail.com
www.ce-waste.net
Unknown disse…
Olá lucilio, cheguei em seu blog pela página do cdi, parabéns pela iniciativa.

Moro no Rio e estou querendo me desfazer de uma máquina, a placa mãe queimou e não tenho como doá-la para escolas de insclusão digital. Estou buscando empresas que recolham os micros para desmonte a aproveitamento das matérias primas de modo correto, com selo de destruição, mas não consigo achar nada a respeito desse serviço aqui no Rio de Janeiro.

Se vc tiver essa informação, seria legal disponibilizar uma lista de empresas desse tipo em cidades brasileiras. Achpo que muita gente não sabe como fazer e por isso larga a máquina em qualquer lixão, piorando a situação do lixo eletrônico.

Grande abraço,
Felipe Cavalcanti
Lucilo disse…
Ola Felipe...

Em primeiro lugar, grato pela visita e pela atenção...

seguendo que a idiea é válida, pois não adianta a gnete motivar as pessoas a fazer o modo correto sem saber onde fazê-lo. Verei o que posso fazer mais adiante. por enquanto vai uma lista de recicladoreas do Rio que localizei, algumas se referem as reciclegem de metais, quem sabe até aceitem computadores defeituosos.

http://www.telelistas.net/1/29_RJ/21000_rio-janeiro/208/274/73199/reciclagem-materiais.htm

http://www.ilocal.com.br/produtos-servicos/rio-de-janeiro/reciclagem-de-materiais.htm

Até mais
ilozinha disse…
ola eu istou fazendo um trabalho sobre lixo eletronico e o meio ambiente gostaria de saber se vc poderia estar pasando algumas dicas
iloesdesouza@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Seja Bem-vindo

O lado obscuro da high tech na era do neoliberalismo: seu impacto no meio ambiente